Player vs Player
O sistema de combate é aplicado apenas para uma batalha entre dois jogadores, as batalhas entre jogador e NPC são estritamente narrativas, levando em consideração o Rank Narrativo dos atributos do personagem e do NPC.
Em uma luta entre jogadores, ambos terão um limite para narrar suas ações de ataques, respeitando a Velocidade de Ataque. A defesa é uma opção a ser narrada, o player pode descrever ou simplesmente só indicar qual defesa prefere que aconteça.
A qualidade da narração do jogador irá lhe garantir um Modificador de Narração (Mod.Nar), que pode variar de:
| -3 Péssima | -2 Muito Ruim | -1 Ruim | 0 Normal | +1 Boa | +2 Muito Boa | +3 Excelente |
Após os jogadores terem postado será a Rolagem dos Dados, nesta serão jogadas as Rolagens de Ataque e também serão calculadas as Rolagens de Defesa. Cada ação ofensiva irá ter uma Rolagem de Ataque em contra-partida com a Rolagem de Defesa respectiva para esta ação.
Rolagem dos Dados
Iniciativa: O jogador que irá se mover primeiro é determinado por uma conjuntura da descrição da ação dos personagens e do valor absoluto do atributo Destreza + 1d2;
Rolagem de Ataque: 1d20 + Modificador de Ataque (For ou Des ou Int) + Mod.Nar + Mod.Sit;
- Código:
-
[rand]20[/rand] + Mod.Atq + Mod.Nar + Mod.Sit
Modificador Situacional (Mod.Sit): Esse tipo de modificador pode ser adicionado pelo Mestre para representar uma situação favorável ou desfavorável ao ataque.
Ex.: Está muito escuro e o atacante não consegue enxergar precisamente o alvo. Mod.Sit (Escuro): -4Para saber se o ataque acertou ou não, o valor obtido no Ataque deve ser comparado à Defesa do oponente. O player apenas deve citar sua defesa, podendo inclusive descrever apenas que irá tentar bloquear ou esquivar.
Defesa sem Armadura: 12 + Modificador de Destreza (Mod.Des) + Defesa do Escudo + Mod.Nar;
Defesa com Armadura: Defesa da Armadura + Defesa do Escudo + Mod.Nar;
Caso o Ataque atinja um valor maior que a Defesa usada pelo oponente, o ataque acertou e foi efetivo. Entretanto existem duas situações especiais, se na rolagem do 1d20 o valor obtido for 1, o ataque foi uma falha independentemente do valor total alcançado, e se for 20, o ataque foi um sucesso, após obter um 20 natural no dado, o jogador terá o dano infligido
dobrado.
Dano Aplicado: Dano da Arma/Magia/Técnica + Mod.Ataque (For ou Des ou Int) + Bônus de Especialização em Arma;
O dano então é diminuído dos Pontos de Vida do oponente, um único ataque pode reduzir o PV no máximo até 0. Ao atingir PV 0, o jogador desmaia. Caso continue recebendo dano mesmo após desmaiado e alcance PV -20, o jogador morre.