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 Combate Jogador vs NPC

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DEV.Chaos
Dev e Humano Guerreiro
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Mensagens : 184
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MensagemAssunto: Combate Jogador vs NPC   Sex Out 23 2015, 22:35

Combate Jogador vs NPC

O combate de jogador contra NPCs possui uma essência diferente daquele entre dois jogadores. Isso se deve a um caráter mais narrativo e situacional que deve ser levado em conta ao resolver um impasse entre um personagem do jogador e um personagem do mestre. Aqui estarão algumas orientações a cerca desse tipo peculiar de combate.

Antes de tudo é importante saber que valores absolutos de atributos são desconsiderados, em sua maioria, neste tipo de combate. A exceção se faz para a Velocidade de Ataque que ainda deve ser respeitada pelo jogador.

O que será considerado tanto para o jogador quanto para o NPC será o Rank Narrativo. Então:

Iniciativa: Aqui o mestre deve apenas chegar a conclusão se o NPC é mais, menos ou tão rápido quanto o personagem do jogador.

Ataque: Após determinar qual atributo é devido para o ataque deve-se consultar o Rank Narrativo (Comum, Incomum, Extraordinário, Inacreditável, Semi-Deus). A qualidade da narração também deverá ser levada em conta, podendo aplicar penalidades caso esta seja considerada ruim, mas nunca podendo aplicar bonificações.

Defesa: Para os NPCs sua capacidade defensiva já é descrita como Rank Narrativo. O valor da defesa do jogador irá determinar a sua capacidade defensiva:

  • Até 13: Comum
  • De 14 a 16: Incomum
  • De 16 a 18: Extraordinário
  • De 18 a 22: Inacreditável
  • Acima de 22: Semi-Deus

Resultado: Para determinar se uma ofensiva foi sucesso ou não irá depender da relação entre Ataque e Defesa, da narração do jogador e do bom senso do Mestre a cerca do comportamento do NPC.

  • Ataque e Defesa na mesma categoria: Como Incomum e Incomum: Nesses casos, a chance do ataque gira em torno de 50%, a depender dos outros fatores já descrito.
  • Ataque em categoria maior que a Defesa: Como Incomum e Comum: Nesse caso os ataques facilmente acertam, com uma chance de aproximadamente 75%, ainda há possibilidade para erros já que a diferença entre as habilidades não são tão grandes assim; Como Extraordinário e Comum: Aqui os ataques praticamente sempre acertam, a diferença entre a capacidade de batalha é muito grande e um está em grande desvantagem. Ainda podem haver erros mas apenas justificado por situações especiais e únicas.
  • Ataque em categoria menor que a Defesa: Como Comum e Incomum: Nesse caso os ataques facilmente erram ou são bloqueados, com uma chance de aproximadamente 25% de acerto; Como Comum e Extraordinário: Aqui os ataques praticamente sempre erram ou são bloqueados, a diferença entre a capacidade de batalha é muito grande e um está em grande desvantagem.

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