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 [Discussão] Rolagem de Dados - Situações Difíceis

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DEV.Chaos
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MensagemAssunto: [Discussão] Rolagem de Dados - Situações Difíceis   Qua Nov 11 2015, 12:01

Queridos, apenas oficializando. O Kiodo sugeriu usarmos o dado mesmo na narração e acredito que este só tenha uso útil em situações bem difíceis nas quais o Rank Narrativo per si :lulzsec: Não seria capaz de abranger todas as possibilidades daquela ação.

Logo, a seguinte mecânica seria utilizada:

1d20 + Mod.Atributo + Mod.Nar

Parada de Atributo Destreza: ( +3-1=+2). Dif. 15.
Quantidade aleatória (1,20) :
14

O atributo seria aquele mais propício à situação chave.
Além disso a dificuldade a ser considerada para tais atitudes funcionarem poderia ser:

Dif. 15 - Fácil
Dif. 20 - Médio
Dif. 25 - Difícil

Valores intermediários podem existir, isto é apenas uma orientação geral.

Exemplo:

Arthas, o Arauto Justiceiro, está perseguindo Ezio, o Ladrão Mascarado :dad:, pelos telhados da Pequena Cidade de Morros Verdejantes, uma cidade em desenvolvimento próxima à Grande Cidade das Rotas. Em um dado momento o perseguido equilibrou-se rapidamente por sobre um cabo metálico de combustível entre duas casas e Arthas descreveu em sua narração que iria realizar a mesma proeza. Entretanto, Ezio é um ladrão experiente e possui a Perícia Equilíbrio e Extraordinário em sua destreza, Arthas por outro lado possui apenas incomum e falta-lhe a perícia. O Mestre, preparado e capaz para sua função, pensa: - Ahá! Tal proeza em uma situação que exige tanta rapidez não é algo que alguém com o Atributo incomum, ainda mais sem a perícia Equilíbrio. Mas há a chance dele conseguir, afinal ele também não é alguém com noção de equilíbrio tão ruim. Nisto, o Mestre decide realizar uma Parada de Dados de Atributos com Dificuldade 20. Arthas não consegue e cai do cabo, indo de encontro ao duro chão de pedra com um baque surdo e sangue escorrendo-lhe por entre os cabelos.

Criei uma votação. Se você concorda só coloque Sim, se discorda coloque Não e poste abaixo explicando o porque. Se alguém mudar de ideia por causa de alguma explicação só mude para não e poste afirmando que concorda com tal indivíduo.

____________________________________________________



Última edição por DEV.Chaos em Qua Nov 11 2015, 12:14, editado 4 vez(es)
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DEV.Rigel
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MensagemAssunto: Re: [Discussão] Rolagem de Dados - Situações Difíceis   Qua Nov 11 2015, 16:20

Eu tava pensando em resgatar aquela classificação pro bom senso dos mestres!!

DEV.Rigel escreveu:
[- JOGADA FORA E DENTRO DO PADRÃO COM D20 -]


O D20 também poderá ser usado em circunstâncias de:

- FATOS SURPRESA
- FATOS NÃO EXISTENTES NO SISTEMA OU IRREGULARES
- FATOS DE AZAR SEM O CONHECIMENTO DO PLAYER

Nos casos de SURPRESA é muito fácil, qualquer ação ou fato que for com o cenário em que o player se encontra e sem o conhecimento deste, o narrador jogará o D20, sem a classificação na jogada do que está para acontecer. Lembrando que o fato SURPRESA pode ou não gerar o FATO DE AZAR do player.

Qualquer ação que o player faça e não exista no sistema, são FATOS IRREGULARES. Então essas ações serão classificadas pelo narrador e seu bom senso, de acordo com o que diz na tabela mais abaixo. E assim o narrador jogará o D20 COM a classificação na jogada da ação que o player quis efetuar. Nesses fatos é bom lembrar que o Mod. da Perícia possa ajudar no resultado, ou seja, diminua o valor do Modificador do resultado feito no dado.

FATOS DE AZAR, também podem ser chamados de FATOS DE SORTE para os otimistas, mas são acontecimentos diretamente relacionados com o player, não com o cenário em si ou apenas este já que a mudança do cenário possa ser uma consequência, mas sim diretamente com o player.

- Se são fatos que irão acontecer positivamente para o player, então eles SEMPRE serão classificados de regular (50% de chance, o famoso fifty-fifty) para IMPOSSÍVEIS.

- Se são fatos que irão acontecer negativamente para o player, ae então irá depender do narrador se o caso é MUITO MUITO fraco até o IMPOSSÍVEL.

OBS: Para o resultado ser satisfatório, ele tem que ser maior que o nível do acontecimento. Se for igual ou menor, o fato será ruim para o player. Seja ele não conseguir algum tesouro/prêmio ou algum problema acontecer com relação ao player (direto ou indiretamente) sem que ele consiga escapar do acontecido. Se ele tirar apenas UM valor abaixo do nível do acontecimento, ele terá ainda a aflição do QUASE.

O valor nesse tipo de jogada fora do padrão será definido do menor para o maior, de forma normal, ou seja:

1 - Nível de acontecimento MUITO MUITO fraco, praticamente impossível de dar errado.
2 - Nível de acontecimento MUITO fraco.
3 - Nível de acontecimento fraco.
4 - Nível de acontecimento levemente fraco.
5 - Nível de acontecimento quase comum.
6 - Nível de acontecimento mais comum, nada impossível, mas há sua pouca dificuldade.
7 - Nível de acontecimento comum, basicamente os acontecimentos normais e um pouco importantes estão aqui. Aqueles que certamente o player consegue, mas se não conseguir vai gerar uma trama TURBULENTA pra ele.
8 - Nível de acontecimento quase regular, aqueles que estão mais pra sorte do player, mas ainda não tanto.
9 - Nível de acontecimento bem regular, um acontecimento que levemente o player tenha chance de sorte, mas aqui o azar pode acabar prejudicando DEMAIS.
10 - Nível de acontecimento regular, o famoso 50/50.
11 - Nível de acontecimento levemente mais trágico que o regular.
12 - Nível de acontecimento levemente difícil, algo que seria novidade ou algo novo para player e ao mesmo tempo ele ainda tem alguma chance de conseguir, não sendo muita.
13 - Nível de acontecimento um pouco difícil, sabe-se que o player tem chances, mas o caso é um pouco complicado de ser contornado.
14 - Nível de acontecimento difícil, o player vai ralar leve e ter sorte pra conseguir escapar disso.
15 - Nível de acontecimento BEM difícil, as chances de conseguir algo bom neste fato são BEM poucas.
16 - Nível de acontecimento MUITO difícil, se o player conseguir sair dessa, ele é um sortudo.
17 - Nível de acontecimento MUITO MUITO difícil, pra conseguir tirar 3, 2 ou 1, o player já pode começar a pensar na mega-sena.
18 - Nível de acontecimento levemente impossível, suas chances são muito baixas, mas seja otimista, ainda pode tirar 2 e 1 no dado para se salvar do fato.
19 - Nível de acontecimento IMPOSSÍVEL, basicamente aqui você tem que ter SORTE mesmo para se salvar, com certeza é para acontecer esse problema/tragédia e o narrador ainda está sendo bonzinho permitindo que você tenha 1 chance, literalmente.
20 - Porque está jogando o dado ?! Se o nível de dificuldade do acontecimento é 20, não é preciso jogar o dado. A ação do player com certeza levou a esse problema obviamente e o problema é fato de acontecer. NÃO HÁ ESCAPATÓRIA !


Mas claro, que concordo com o que disse também.
E lembrando, testes apenas quando o mestre achar necessário, relaxa.. Não iríamos usar pra tudo tudo.
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MensagemAssunto: Re: [Discussão] Rolagem de Dados - Situações Difíceis   Qua Nov 11 2015, 22:57

Isso aí é muita loucura, Rigel. Melhor deixar simples. Ta na dúvida? Faz uma Parada de Atributo e determina uma dificuldade, se passou, sucesso, se não passou então é fracasso. E com só 3 valores pra ter como guia fica mais fácil avaliar.

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MensagemAssunto: Re: [Discussão] Rolagem de Dados - Situações Difíceis   Sex Nov 13 2015, 16:18

Ótimo então!!!
Fechou em:

Dif. 15 - Fácil
Dif. 20 - Médio
Dif. 25 - Difícil

Qualquer nível abaixo de 15, pode ser definido pelo Rank narrativo do atributo!
Caso achem que não deva ser um desses valores, os intermediários existem tb!

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MensagemAssunto: Re: [Discussão] Rolagem de Dados - Situações Difíceis   

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